sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mahatma Gandhi


Gandhi foi um líder indiano que lutou toda sua vida pela independência da Índia e pela paz entre hindus e muçulmanos, e graças ao seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

Mohatma Gandhi foi um grande líder da humanidade, além de seus feitos históricos pela Índia, também é muito conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Gandhi foi inspiração para grandes nomes da história mundial, como Winston Churchill, Einstein e Martin Luther King, e foi considerado por muitos um dos grandes homens do século XX.

Mohandas Karamchand Gandhi é o verdadeiro nome de Gandhi, Mahatma, no língua hindu significa "a grande alma". Gandhi nasceu na Índia e casou-se aos 13 anos, foi para Londres cursar Direito e voltou para seu país de origem para exercer sua profissão.

Sua primeira ação pela humanidade começou na África do Sul, uma colônica britânica, onde foi lutar pelos direitos dos hindus. Logo depois voltou para a Índia, a fim de expandir seus pensamentos e o movimento em si. Gandhi chegou até a ser preso, quando em uma manifestação pública contra o aumento de impostos, um posto policial foi queimado, e ele acabou sendo preso durante 2 anos.

A Índia era uma colônia britânica, o que levou Gandhi a ir para a Iglaterra pedir a independência indiana. Foram 17 anos de pedidos e manifestações, até que em 1947 a Inglaterra considerou a Índia um país independente, porém neste mesmo período o ódio entre muçulmanos e hindus também aumentava, sendo logo depois declarado o Paquistão como um país independente.

Um ano após conquistar a independência, Gandhi foi morto por um hindu e suas cinzas foram jogadas no Rio Ganges, local sagrado para a religião. A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita. A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável. As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. O amor é a força mais sutil do mundo.

O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não. Olho por olho, e o mundo acabará cego. Os fracos nunca podem perdoar.

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
Olho por olho, e o mundo acabará cego.
Nunca país algum se elevou sem se ter purificado no fogo do sofrimento.
A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.
Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.
A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea.
Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria
A pureza de espírito e a ociosidade são incompatíveis.
A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.
O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.
A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula.
Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.

Sem comentários: