quinta-feira, 7 de julho de 2011

construindo a sabedoria



Saudações,
Sidarta Gautama, o Buda, já dizia que os problemas do mundo têm base na ignorância. Nada mais lógico a partir do momento que se percebe que todo procedimento nosso tem que tem um objetivo claro e que se assim não for, ou seja, se ignoramos as conseqüências, um gesto que parece ser benéfico, pode se tornar maléfico.
Uma esmola dada à alguém que não fará bom uso dela, uma aproximação de alguém mal intencionado, um negócio aparentemente vantajoso mas que esconde por trás o lucro de um e o prejuízo de outro, são exemplos de gestos que temos e que depois nos arrependemos e quanto maior era a certeza do acerto, maior será o arrependimento.
Nestas horas devemos lembrar da diferença entre ignorância e sabedoria. O sábio não é aquele mais inteligente ou além mais culto mas sim, aquele que busca ampliar seu campo de visão em relação a tudo que se passa a sua volta, conseguindo com isto, separar o joio do trigo.
E como atingir esta capacidade? Como atingir esta sabedoria?
Tendo serenidade.
Tomar decisões e praticar gestos sempre com serenidade pois quando agimos ou decidimos sem estarmos serenos, acabamos “metendo os pés pelas mãos” pois nossa visão estará turva diante de nosso estado emocional em desequilíbrio e isto gera ignorância em relação ao contexto em que estamos.
É difícil, muitas vezes parece até mesmo impossível, mas tudo é uma questão de prática. Primeiro reconhecendo o erro e depois, aprendendo com ele. E o primeiro passo para aprender com o erro e reconhecê-lo como sendo seu e somente seu e somente você será capaz de na próxima vez acertar ou mesmo, conforme a situação, corrigi-lo através de um pedido de desculpas, o reconhecimento do gesto impensado, ou seja, ter a sabedoria de perceber que agiu ou decidiu sem a serenidade necessária.
O tempo da Sabedoria não é o tempo cronológico, este dos relógios, dos dias e dos compromissos que nos estressam. O tempo da Sabedoria é o tempo da vida e do estar constantemente aprendendo a vivê-la, daí não importa sua idade, nunca é tarde para se buscar ser sábio, nunca é tarde para se buscar a serenidade e ter os olhos abertos podendo enxergar a vida com mais clareza e consequentemente, vivê-la de forma mais plena.
Só para registro e reflexão.
Fecha o pano.
Fernando Martins

Sem comentários: