terça-feira, 4 de outubro de 2011

Trataka



:: Wagner Borges ::

Trataka, do sânscrito - fixação ocular, é o nome da prática iogue da concentração mental em um alvo específico, seja objetivo (BAHIRANGA) ou subjetivo (ANTARANGA).

Pode ser realizada fixando-se uma variedade de objetos: vela acesa, bola de cristal, um retrato, a própria imagem refletida no espelho, uma mandala, ou a ponta do próprio nariz.

Há uma prática simples de trataka: a fixação mental na chama de uma vela. Essa prática é muito antiga e até hoje ainda é executada por vários ocultistas e iogues.

TRATAKA COM A VELA ACESA: Isole-se num ambiente fechado, para ter tranquilidade. Sente-se numa posição confortável. Coloque uma vela acesa na altura de seus olhos, a uma distância de uns dois metros.

Escureça o ambiente, para realçar a chama da vela. Relaxe o corpo, com a mente bem serena e os olhos fechados. Fique quieto por alguns minutos e visualize a palavra LUZ vibrando em seu chacra frontal. Abra os olhos e fixe a chama da vela, sem piscar. Olhe a chama bem concentrado, a ponto de perder a consciência de seu corpo. Não deixe sua mente dispersar, pois sua atenção deve estar completamente fixada num só ponto.

Se seus olhos cansarem ou encherem-se de lágrimas, feche-os um pouco e descanse. Porém, mesmo de olhos fechados, continue visualizando a chama mentalmente. Depois de alguns minutos, abra os olhos e fixe-se novamente na chama real à sua frente. Permaneça fitando-a o máximo possível, até que sua mente misture-se com a própria chama.

Nesse ponto, podem ocorrer alguns sintomas bioenergéticos ou projetivos: pulsação do chacra frontal, ballonnement (dilatação da aura), estado vibracional, entorpecimento do corpo, e outros.

Esta prática é bem simples e inócua, porém, deve-se evitar excessos. Não execute-a usando lentes de contato.
A respeito dessa prática, diz o Dr. Hiroshi Motoyama, brilhante pesquisador japonês dos chacras,* da acupuntura e também praticante de Ioga:
"Os benefícios de trataka são muitos: físico, mental, psíquico e espiritual. Fisicamente, auxilia vistas fracas e certos defeitos visuais, inclusive a miopia. Ele acalma e estabiliza a mente, e também alivia a insônia. Além disso, desenvolve um poder de concentração necessário para a prática da verdadeira meditação. Os olhos são as portas da mente; quando os olhos estão firmes, a própria mente se torna firme, e o processo do pensamento cessa automaticamente à medida que a concentração se aprofunda. Trataka é um dos métodos mais eficazes para controlar uma mente agitada, absorta em ondas de pensamentos desconexos. Este controle é um pré-requisito para a efetiva prática espiritual".

(Texto extraído do livro "Viagem Espiritual - Vol. II" - Editora Universalista.)

- Nota: Hiroshi Motoyama é autor do excelente livro "Teoria dos Chacras" - lançado no Brasil pela Editora Pensamento. Inclusive, há um texto dele sobre a ativação dos chacras.

Sem comentários: