terça-feira, 19 de abril de 2011

AFINAL, QUE SOMOS NÓS??




O ser humano é a união de espírito com matéria, dois extremos da mesma realidade.

Caracteriza-se pela consciência de que existe, de que está vivo.

Suas experiências são uma espécie de batalha, até que deixa de se identificar com o mundo das formas e de se iludir com aparências.

Começa então a perceber outros lados da realidade, sente em si a presença da energia criadora, desperta para a responsabilidade de transcender padrões estabelecidos e assumir a própria evolução.

Além do aparato físico, emocional e mental, o ser humano tem alma e, mais profundamente, uma mônada - também chamada de espírito.

Depois de tomar consciência de sua mônada, descobre-se unido a outras seis mônadas, todas regidas por uma entidade maior, que é ele mesmo num plano ainda superior.

Assim, à medida que expande a consciência, vai se reconhecendo cada vez mais vasto.

E todo o seu modo de viver e compreender vai se transformando no decorrer deste trajeto; mudam suas atitudes e seus contatos. Conscientemente vai se deixando governar por esse universo interior.

Como percebemos os sinais desse governo interno?
O governo da alma pode ser logo percebido, porque se reflete na vida diária. Podemos até notar com que diligência procura conduzir-nos. O governo da alma alinha-se com o nosso verdadeiro destino, que ela conhece.

A alma organiza os fatos da vida para que cumpramos esse destino a curto, médio ou longo prazo. Ao exercer sobre nós o seu governo, considera a nossa evolução individual e a do grupo de almas a que pertencemos.

Quanto ao governo da mônada, nós o percebemos depois que a energia da alma flui sobre o nosso corpo mental, o emocional e o físico.

O governo da mônada alinha-se com os propósitos mais universais, e não apenas com o destino individual ou grupal.

A mônada considera a evolução sua globalidade e, portanto, quem está sob o seu governo tem uma vida bem diferente da de quem se rege pela alma.

Já o governo do Regente monádico só é percebido quando ele começa a reunir e absorver em si mesmo as sete mônadas.

O Regente, que temos em nosso interior mais profundo, leva em consideração propósitos cósmicos e não apenas os individuais, grupais e universais.

Todo tipo de governo baseia-se fundamentalmente no aspecto da energia divina que chamamos de Vontade-Poder.

A alma, a mônada ou Regente captam essa energia de fontes cósmicas em diferentes graus.

Quanto mais elevado o governo, mais trabalha em níveis internos, mais se encontra além da nossa mente pensante.

À medida que procuramos transcender o livre-arbítrio pessoal e seguir uma vontade maior, esse nosso governo interno vai nos conduzindo a expansões de consciência.

Isso significa maior controle sobre os apetites e instintos e também nosso reconhecimento de sermos parte do grupo interno de almas e de um Todo.

Como conseqüência, tornamo-nos cientes de que a evolução do universo segue linhas determinadas, de que uma Hierarquia espiritual governa o planeta e de que temos uma contribuição a dar para harmonia geral.

TRIGUEIRINHO
Retirado do jornal Sinais

Sem comentários: