terça-feira, 26 de abril de 2011

FITOTERAPIA - DE VOLTA ÀS RAÍZES



A fitoterapia é o tratamento de enfermidades do corpo através das plantas medicinais, pois nelas se encontram a maioria dos principios fundamentais em termos de materia prima para a produção de remédios alopáticos e homeopáticos dentre outros.

As plantas medicinais possuem as propriedades de absorverem as variadas modalidades de energias oriundas do meio ambiente, quer seja do magnetismo solar ou lunar. Em consequencia da absorção dessas modalidades de energias, os vegetais apresentam duas propriedades fundamentais, que são:Metabolismo Primário e Secundário.

Metabolismo Primário- Responsavel pelas funções vitais do organismo do Reino vegetal.

Metabolismo Secundário- Produz substancia tambem conhecidas como principios ativos das plantas medicinais

Os medicamentos produzidos pela ciência oficial, tendo como base os principios Galenicos, ao isolar os principios ativos das plantas, dos demais componentes, rompe-se o equilibrio biologico, e os medicamentos sintetizados, produzem efeitos colaterais conhecidos como iatrogenicos, na maioria das vezes desfavoráveis à saúde e ao bem estar do ser humano, levando em consideração que o principio ativo de uma planta, é apenas um fator isolado de sua atividade curativa, e não um conjunto de fatores como é observado em fitoterapia.

O Brasil é o maior celeiro de plantas medicinais, porém, só o brasileiro não despertou para essa realidade. A Natureza é uma mãe,mestra e serva, uma farmacia divina, sempre disponivel para todos nós. Nossos antepassados usavam as plantas medicinais como terapeutica natural.

Há muito tempo não se houve falar nas plantas medicinais, a tal ponto que os jovens quase não conhecem esses remedios. No Brasil a tradição cultural dos indios dos caboclos e dos africanos, corre o risco de desaparecer por causa da imposição dos habitos e costumes cultural de outros Países e de interesses economicos das industrias quimica de remedios. Até o principio do século os medicamentos ou remedios eram elaborados principalmente a partir das ervas , sob a forma de extratos, tinturas e elementos minerais,isto fazia com que o Brasil se colocasse em equlibrio tecnologico com outros Países industrialisados, pois possuia e possui uma flora riquissima, podendo dispor dela com auto-suficiencia para a produção de medicamentos. Na década de 1930 com o advento da segunda guerra mundial, que infelizmente o Brasil teve que participar, houve a necessidade da fabricação de remedios em larga escala, desenvolvido por sintese química, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios que permaneceram em uso até os dias atuais.















TERAPEUTICA FITOTERÁPICA (Chás)
INFUSÃO- Adicionar agua fervente sobre as ervas ou flores num recepiente, abafar, aguardar de 10 a 15 minutos, deixar esfriar , coar e tomar.

DECOCÇÃO- Colocar as ervas num recepiente, adicionar agua e ferver entre 5 a 10 minutos, esfriar e coar antes de ingerir (talos,cascas e raizes..)

Exitem ainda outros tipos de preparados conhecidos como: Maceração, Cataplasmas, Compressas, Pastas, Gargarejos, Unguentos etc.


FORMAS FARMACEUTICAS EM FITOTERAPIA
O conteúdo dessa informação não oferece soluções para problemas complexos, na maioria das vezes causados pela propria ciencia oficial de saúde,mas sim,para orientar pessoas interessadas em enfrentar as situações de enfermidades mais comuns,propiciada pela terapeutica dos principios ativos contidos nas plantas medicinais, através de seus Extratos,Tinturas,infusões e outros, que devem ser empregados de acôrdo com a causa da doença que se deseja combater.

Os compostos químicos das Plantas medicinais, que é a parte terapeutica conhecidas como principios ativos, podem estar concentrados nas raizes,folhas flores,rizomas,talos, caules e sementes. ...















FITOTERAPIA E MEDICAMENTO
Extratos Medicinais- São extratos fluidos que possuem seus principios ativos solubilisados nas partes das ervas.

Extratos oleosos- São conhecidos também como Oleos medicinais e são obtidos pela transferencia dos principios ativos das plantas medicinais para certos óleos fixos.

Pomadas- São formas farmaceuticas de uso externo,constituidas principalmente de substancias graxas(Vaselina ,glicerina....), e tem como objetivo lubrificar e proteger a pele.

Pós- Os pós medicinais em fitoterapia e homeopatia , são formas farmaceuticas, usados em feridas profundas das pernas,no couro cabeludo,em brotoejas, assaduras e pruridos.









COSMÉTICA E FITOTERAPIA

Sabonete em barra- Feito com base glicerinada, é utilizado na higiene e limpeza, possui pH levemente alcalino; de aroma suave pode ser usado por todo tipo de pele.

Sabonete líquido- Sabonete medicinal, feito à base de de coco purificado,água boricada,alcanolamidas graxas de coco e ervas medicinais.

Shampoos - São preparações sintetizadas através de compostos destinados à higiene e limpeza dos cabelos e couro cabeludo, sendo portanto antissépticos e antisseborreicos pela ação dos principios ativos das ervas medicinais incorporados aos mesmos através de extratos glicolicos.

Tonicos capilares- São tinturas de ervas medicinais que atuam no couro cabeludo através de seus principios ativos,desde quando antes do tratamento se faça uma limpeza com shampoo e passe uma escova para acelerar a corrente sanguinea na raiz dos fios

Condicionadores- São produtos que apresentam caracteristicas bactericidas e antissepticas,neutralisando as cargas eletricas provenientes das lavagens com shampoos ou sabonetes, evitando assim a repulsão que se verifica entre os fios e em consequencia auxiliam a manutenção do penteado.

Extrato Glicólico- São formas farmaceuticas usadas como tônico capilar, hidratantes e tambem em shampoos,sabonetes,condicionadores e outros medicamentos de uso tópico.

Cremes- São misturas de substâncias graxas ou uma emulssão pastosa que se aplica na pele para hidratação e amaciamentos das zonas em tratamento.Não é aconselhavel usar o creme durante o sono em qualquer horario,pois tanto o cérebro quanto o rosto recebem maior fluxo de sangue nesta hora. Possuem grande eficacia no caso de celulite,gordura localizada ,previnem e retardam a fragilidade dos vasos capilares, destroem celulas mortas e formam novas células,retardam o envelhecimento, amaciam a pele,cicatrizam ferimentos,combatem herpes,psoriase,micoses,picadas de insetos.

Bolívar Campos Lima
Fitoterapeuta diplomado em Química com especialidade em Fitoquímica.

Skype:bolivarclima     
email:bolivarcl75@gmail.com 
Tel: (71)3012-3278http://fitoterapia-produtosnaturais.blogspot.com/

Sem comentários: