terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DUPLO SOL NA TERRA



A explosão da Betelgeuse vai criar um fenómeno que transformará a noite em dia. Teoria diz que vai acontecer em 2012 ou...daqui a milhares de anos.

Será um fenómeno que promete deixar toda a população da Terra de olhos postos no Céu. A explosão da Estrela Betelgeuse, na constelação de ORION, vai resultar em dois Sóis durante o dia e deixar a noite iluminada como se fosse dia.... O físico Brad Carter, da Universidade de Queensland, na Austrália, lançou a teoria de que poderá acontecer já em 2012, ou daqui a uns milhares de anos. A restante comunidade cientifica levanta muitas dúvidas .

De acordo com o Australiano, a segunda Estrela mais brilhante da contelação Orion está na reta final da sua vida. Betelgeuse encontra-se, atualmente, no estado de Supergigante Vermelha, que antecede a fase de Supernova. Pelo fato de estar a uma distância da Terra entre os 497 e os 789 anos-luz, esta Estrela pode ter explodido há muito tempo e essa informação ainda não ter chegado ao nosso Planeta. Quando chegar Brad Carter garante que a noite será dia e o dia terá dois Sóis. Se a Estrela se apagar hoje, só daqui a apróximadamente 497 anos desaparecerá do Céu noturno.

"O BRILHO QUE A ESTRELA VAI ATINGIR NA SUA FASE SUPERNOVA É POLÉMICO!" Afirmou ao CM o astrónomo José Matos, explicando: Há quem fale em pelo menos 10 mil vezes mais brilhante do que o brilho atual. Isso será o equivalente ao brilho da Lua em crescente. Mas há também quem aponte para um brilho semelhante ao da Lua Cheia. Certo é de uma forma ou de outra, será uma bela explosão mas nada que chegue ao brilho do Sol durante o dia.

Com uma baliza temporal tão grande para que o fenómono aconteça, a expetativa está em saber qual o fim da Betelgeuse:uma Estrela de neutrões ou um buraco negro. Apesar da sua proximidade com o Planeta Terra, a explosão da Betelgueuse não vai representar perigo para a vida no Planeta

Extraído do Jornal Correio da Manhã

Sem comentários: